domingo, 10 de agosto de 2008

Maternidade



Maternidade

acrílica s/tela

20x30cm.

J.Duarte

ENTREVISTA DOM O ARTÍSTA PLÁSTICO J.DUARTE

ÚLTIMA PARTE

__Você consegue viver da pintura?
__Ainda não. As pessoas elogiam muito minhas pinturas, mas na hora “H”, parece que acontece algo de extraordinário: elas não compram.
__E como você vive?
__Já pensei até em fundar uma igreja.
Risos...
__Até que não é má idéia! Voltando ao assunto. Qual é o preço médio de seus quadros?
__Noventa reais!
__ E o mais caro?
__É “Joana D’Arc, a louca” que está entre mil e três mil reais.
__Como assim? Não tem um preço certo?
__Depende da necessidade. Na verdade não quero vendê-lo, mas a urgência financeira é que determina a minha decisão...
__E qual é a mínima quantia que eu devo ter para poder levar uma de suas pinturas?
__Olha, com míseros cinqüenta reais, você já pode adquirir uma das minhas obras. Sou um operário da arte! Um verdadeiro assalariado artístico.
__O que você acha de um quadro do Picasso valer mais de cem milhões de dólares?
__Isso é bom para o Picasso. Sem falar que a arte nesse caso saiu de seu campo de atuação e ganhou um novo paradigma dado pela especulação capitalista. Alguns artistas alcançaram preços surrealistas, suas obras viraram mercadorias da indústria cultural. Eu ainda estou na fase da luta pelo valor justo que possa me manter.
__Em matéria de preço você não existe no mercado de arte?
__É, sou uma alma penada padecendo eternamente no purgatório sem esperança de redenção!
__Voltando a falar em Picasso, a sua pintura lembra um pouco o cubismo. Houve alguma busca de inspiração no pintor espanhol?
__Não. Já me falaram isso. Quando eu comecei a pintar eu nem sabia o que era cubismo. Só mais tarde é que eu fui lê a respeito, mais aí minha técnica praticamente já estava definida. O cubismo foi um movimento artístico que bebeu na arte negra os seus pressupostos doutrinários. O pessoal fala muito em Picasso como se ele fosse o único autor do cubismo, na verdade não foi assim. Antes dele houve Cezanne que representava a natureza através de cones, esferas e cilindros, cujo estilo de pintura já apontava para o movimento cubista. E também a arte negra com suas formas simplificadas da realidade. Picasso e Georges Braque( outro pintor europeu) juntaram o conceitos artísticos do artista francês com o conhecimento pictórico dos africanos, inovaram ao decompor os objetos e apresenta-los em três dimensões. Puseram algumas pitadas de criatividade pessoal, concebendo dessa forma o cubismo...
__Quais os pintores nacionais e internacionais que influenciaram seus trabalhos?
__Influência direta, nenhum. Eu admiro muito o Almeida Júnior, um pintor brasileiro de primeira grandeza, mas pouco lembrado. Seu quadro “Descanso do modelo” é uma obra-prima. O naturalismo macabro de Pedro Américo com sua tela “Tiradentes esquartejado”, a densidade atmosférica de Eliseu Visconti, a festividade colorida de Portinari. Dos internacionais: os renascentistas Leonardo da Vinci e Rafael. A penumbra barroca de Caravaggio e Rembrandt. Os impressionistas Monet e Degas e o genial Van Gohg. A criatividade de Picasso e Braque. Os modernistas abstratos Kandinsky e Mondrian
__Tem algum pintor brasileiro atual que você admire?
__Gosto do colorido e da composição das obras do Romero Britto e das formas geométricas do pintor J. Duarte.
__Esse tal de J. Duarte não é aquele pintor que fragmenta a pintura em vários pedaços coloridos?
__Isso! Esse mesmo!
__Você quer deixar alguma mensagem para as pessoas que estão lendo essas linhas?
__Sim! Pelo amor de Deus comprem minhas obras!!! Incentivem um artista brasileiro a continuar pintando. Meu telefone é 3309-7105 meu e-mail é jaduarte2007l@gmail.com Visitem o meu blog: figurativo geométrico.blogspot.com ou o meu orkut J.Duarte a arte é eterna..
__Tem desconto se pagar à vista?

__Tem dez por cento. Também parcelo.


fim

Nenhum comentário: